Estudo de um artigo cientifico sobre tratamento térmico.
EFEITO DO TRATAMENTO TÉRMICO NA
CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DAS
PROPRIEDADES MECANICAS DE UM AÇO
INOXIDÁVEL MARTENSÍTICO DO TIPO
13Cr5Ni0,02C
•
Componentes: Iuri Pellucci, Jefferson Raphael, Lucas Leite,
Marcos Paulo, Thelmo Freitas, Vitor Hugor e Vynicius Sabadini
•
Prof.ª: Lorena
• MEC121NA
Introdução
Embora os tratamentos térmicos de têmpera e revenimento sejam dois itens tenham que ser tratados separadamente pelas grandes diferenças que existem entre eles, os dois tratamentos sempre serão feitos em seqüência.
Processo de Têmpera
• A têmpera é um tratamento que visa a obtenção de uma microestrutura completamente martensítica, que por conseqüência será dura e frágil.
Como conseqüência, sempre que fizermos um tratamento de têmpera, será feito o tratamento de revenido. Revenimento
• O revenido será empregado para corrigir justamente a fragilidade resultante da têmpera.
• Aços inoxidáveis martensíticos macios (AIMM)
Empregados em ambientes onde há exigência de resistência mecânica aliada a resistência a corrosão e dureza;
• Aço 13Cr5Ni0,02C
Melhorar a resistência a corrosão e erosão, acompanhadas de alta temperabilidade;
• Teor de carbono é menor em relação aos aços inoxidáveis martensíticos convencionais;
•
Os ciclos térmicos a os quais esses aços estão submetidos devem ser realizados sob um controle absoluto;
Materiais e Métodos
Materiais e Métodos
Resultados e Discussões
Resultados e Discussões
Resultados e Discussões
Resultados e Discussões
Conclusões
• As condições utilizadas nos tratamentos térmicos foram adequadas para se obterem a microestrutura, a dureza e as propriedaes mecânicas desejadas.
• O resfriamento do revenimento, seja ao ar ou em água, não alterou a morfologia das microestruturas, nas condições estudadas, porém afetou a dureza do material.
• A microestrutura do aço 13Cr5Ni0,02C revenido e resfriado ao ar ou água, sem