sinismo
JÉSSICA RICART HONORIO
CURITIBA 2013
JÉSSICA RICART HONORIO
Trabalho apresentado ao curso de pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná como requisito avaliativo do segundo bimestre da disciplina de Educação Socio Anbiental. Professora: Maria Cristina Borges Silva.
CURITIBA 2013
1) Nos como sociedade não nos interessamos em entrar no assunto ambiental, acabamos nos evadindo, achamos que reciclar é fazer a separação do lixo, e que fazendo isso estamos fazendo nossa parte com o meio ambiente achando suficiente. Mas o que não sabemos é que na realidade antes de reciclar, seria de tamanha importância fazermos a separação como exemplo: reduzir e reutilizar, para por fim reciclar. Existe o programa 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar) onde a discussão que mais abrangemos é a reciclagem, esquecendo-nos das principais partes. Há uma grande evasão de discussões políticas sobre esse assunto, onde os governos se realiam aos grupos hegemônicos (relacionado ao sistema de produção que gera lucro), onde visam favorecer esses grupos.
Trazemos uma abordagem reduzionista, ela passa a ser ingênua e pragmática. Pois o que fazemos no máximo é a reutilização dos materiais, achando que estamos fazendo reciclagem, pois desde pequenos somos educados e orientados para isso. Para cada tonelada de lixo que é gerada pelo consumo, outras vinte toneladas são geradas durante o processo de industrialização. Muitas pessoas fazem sua parte ao separar seus lixos, mais para onde vai todo essa separação? Será que todos estão conscientizados sobre isso? O que a grande maioria da população não sabe é que somente 3% de todo no país lixo é reciclado, a grande maioria desses lixos são encaminhados aos aterros e lixões das cidades. O que é reciclado é muito pouco e é isso que a sociedade não sabe e precisa ser reeducada, e nós como futuros educadores temos o papel de