Trovadorismo
O trovadorismo em Portugal tem sua origem na idade media ,no século na Península Ibérica.
Nessa época o homem tinha muitos conceitos religiosos o que fazia com que a igreja determinava , normas de condutas e regia quase, toda a sociedade da época Era então muito comum seguir, á procissões e romarias ,onde se rezavam e cantavam as ladainhas, que também eram cantadas nas construções de templos religiosos.
O trovadorismo tem como marco inicial.a produção literária de Paio Soares Taveirós, A Canção da Ribeirinha , ( Cantiga de Guarvaia ) Escrita por volta de 1200 escrito para homenagear Dº Maria Paes Ribeiro, porem e sabido que a mais antiga obra literária galaico- portuguesa que se pode datar ,e a cantiga `` ora faz host ´o senhor de Navarro´´ escrita pelo trovador português João Soares de Paiva .Esta obra foi escrita por volta dos anos de 1189 Conclui se então que o inicio das obras literárias .Líricas Medieval tiveram ai seu inicio.
Trovadores eram aqueles que compunham as obras, mas que dificilmente as cantavam ou recitavam ,por serem nobres ,ficando assim á cargo dos jograis ( cantores , poetas ,recitadores ,tidos como pobres , do povo .)Embora muitos trovadores interpretaram suas próprias obras.
Com o surgimento dos manuscritos das obras foram então criados os Cancioneiros ( livros que continham um grande numero de obras). Os cancioneiros mais conhecidos eram :
Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa ,e Cancioneiro da Vaticana .Com base na maioria das obras registradas nos Cancioneiro as mesmas podem ser classificadas como :
Cantigas Lírico Amorosas; Cantigas de Amor ;Era uma declaração de Amor por uma donzela que não podia corresponder ou não queria .Deixando assim seu amado na condição de escravo .,Cantigas de Amigo. Era a declaração do amor de uma mulher por um homem que também não correspondia. Cantigas de Satíricas ; Cantigas de Escarnio e Maldizer