Definições de conceitos de humor
Humor, Comédia, Grotesco, Cômico e Riso
Por Natalie Louise C. Neris
Para se entender o mundo do riso, várias palavras são usadas para identificá-las. Claramente, cada um desses termos carrega em si significados que precisam ser esclarecidos, para que saibamos os termos e suas denotações, para assim entendermos este mundo na televisão.
Os termos a serem definidos são: humor, comédia, grotesco, cômico e riso. Todos os conceitos serão destrinchados a partir de dicionários e de autores que escreveram sobre os mesmos.
Grotesco – Segundos os dicionários de língua portuguesa Aurélio e
Houaiss essa palavra é um adjetivo daquilo que é esquisito, disforme e ridículo, ou seja, daquilo que suscita riso ou escárnio. Esse significado provém do conceito de Victor Hugo, em Do grotesco e do sublime, em que ele distingue o belo e o feio, o sublime e o grotesco na arte, mais precisamente nos pensamentos dos modernos.
Victor Hugo declara que nem tudo na criação é humanamente belo, e que sim o feio e o grotesco se harmonizam com o sublime. Porém, aí dá-se um novo tipo de poesia, que é do tipo grotesco, na forma de comédia. E mais, de acordo com ele no conjunto épico da Antiguidade a comédia passa quase despercebida, em relação as grandes tragédias. Já para os modernos “o grotesco tem um papel imenso. Aí está por toda parte; de um lado, cria o disforme e o horrível; do outro, o cômico e o bufo” (HUGO, 2012).
Para finalizar, o grotesco apresenta o feio, o ridículo. Com isso pode-se diferenciar o que é belo ou não, e ainda apresenta o que é ignorado na arte do belo. “É, pois, o grotesco uma das supremas belezas do drama” (HUGO, 2012).
O conceito de grotesco é importante para os estudos de humor, pois “o grotesco é a comédia, e a comédia faz parte da arte” (HUGO, 2012).
Comédia – Segundo Aurélio e Houaiss, comédia é uma obra (teatral, fílmica ou televisiva) em que predominam a sátira e graça em que o riso é provocado. Isso