porque consumir
ANDRESSA SANTOS AGUIAR
RESENHA
O que determina as atitudes dos consumidores?
Uma revisão de duas perspectivas teóricas
2014
Belo Horizonte
O QUE DETERMINA AS ATITUDES DOS CONSUMIDORES?
UMA REVISÃO DE DUAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS
1. INTRODUÇÀO
A disciplina de comportamento do consumidor envolve o entendimento das ações tomadas pelas pessoas em situações de compra e consumo. Entretanto, nem só de comportamento faz-se a pesquisa do consumidor. É necessário entender também dos fatores que levam as pessoas a essas ações. Os autores Fishbein e Ajzen contribuiram para a evolução do estudo acadêmico em marketing nesse sentido e são amplamente referenciados até os dias atuais. De acordo com a teoria desses autores as atitudes são as principais preditoras do comportamento e esta é a razão pela qual se deve entender os processos de formação das atitudes dos consumidores. Assim, para se entender o comportamento dos consumidores (como se dá sua tomada de decisão, que fatores têm influência na sua avaliação de experiência de compra e consumo) é preciso mergulhar um poço mais fundo e compreender como se estabelecem as atitudes dos consumidores.
Serão analisadas duas perspectivas teóricas que buscam explicações para a atitude positiva dos consumidores em relação a determinado objeto: (1) a influência direta do afeto e estados afetivos em geral, como emoção, humor, etc; e (2) o efeito de exposição, que considera a familiaridade ao objeto avaliado como causa de atitude. Em ambos os casos’buscou-se as principais explicações para a influência desses fatores.
Embora os principais autores do tema assuma que os consumidores formam seus julgamentos com base no afeto, alguns aspectos cognitivos são subjacentes a esse processo, mesmo que inconscientes. Assim, segundo objetivo deste revisão é mostrar que afeto e cognição são sistemas interdependentes e