Singularidade
Instituto de Psicologia
Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu
Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão
Escolar
Cursista: Delma Francisco da Fonseca
Professor(a)-Tutor(a): Débora Furtado Barrera
Turma:
4
Polo:Buritis
Singularidade
As reflexões sobre o processo de desenvolvimento do ser humano são questões fundamentadas nas experiências vividas, relacionadas à genética de cada individuo. Como falar de questões que envolvem o cotidiano, a carga genética que traz cada pessoas, sem estudar as teorias previamente apresentadas por grandes filósofos e pensadores.
Alguns pontos destacado no texto me fizeram refletir sobre a história de cada país, sobre as diferenças culturais e comportamentais da época passadas e presentes na atualidade.
Os anos de chumbo, citados pelo autor, foi um período repressivo da ditadura militar no Brasil. Nessa época, a liberdade de imprensa, de expressão e manifestação foi cerceada, as pessoas não tinham liberdade de expressão. Com a conquista da democracia as
manifestações são necessárias para construção da vida politica de um povo, e não dependem, são realizadas por pessoas simples, que desejam mudança. As transformações no contexto atual são visíveis, o cidadão tem o direito de expor seus pensamentos, em um pais onde a democracia garante direito de ir e vir e expressar seu sentimentos, respeitando seu momento, sua singularidade.
As
teorias
do
desenvolvimento
humano
buscam
esclarecimentos
sobe
o
desenvolvimento humano através de sua trajetória, herança familiar e experiências vivenciadas ao longo de sua vida. Um dos pontos importantíssimos desse processo é avaliar até que ponto a carga genética, o meio ambiente, e as experiências pesam sobre a formação da personalidade, e na conduta de cada indivíduo que vivem juntos em sociedade e apresentam características diferentes.
A Teoria da maturação traz a concepção de que o