A Infancia e a singularidade
Aluna: Dayse de Sousa Costa
4º Período de Pedagogia
Idéia Central / Página
Citação
Infância - pg 13
A infância é entendida como período da história de cada um, que se estende, na nossa sociedade, do nascimento até aproximadamente dez anos de idade.
Século XX - pg 14
Desde que o historiador francês Fhilipe Áries publicou, nos anos 1970, seu estudo sobre a história social da criança e da família, analisando o surgimento da noção de infância na sociedade moderna, sabemos que as visões sobre a infância são construídas social e historicamente.
Desigualdade Social na Educação – pg 15
A idéia de infância moderna foi universalizada com base em um padrão de crianças de classes médias, a portir de critérios de idade e de dependências do adulto característicos de sua inserção no interior dessas classes.
Cultura Infantil – pg 16
A cultura infantil é, pois, produção e criação. As crianças produzem cultura e são produzidas na cultura em que inserem (em seu espaço) e que lhes é contemporânea de seu tempo.
Os custumes das crianças – pg 19 e 20
Os custumes, valores, hábitos às práticas sociais, as experiências interferem em suas ações em os significados que atribuem ás pessoas, às coisas e às relações.
Direitos das crianças – pg 19 e 20
Muitos professores ainda perguntam... o melhor é que elas estejam na Educação infantil ou no ensino fundamental ? Defendemos aqui o ponto de vista de que os direitos sociais precisam ser assegurados e que o trabalho pedagógico precisa levar em conta a singularidade das ações infantis e o direito à brincadeira, a produção infantil quanto no ensino fundamental.