Behevorismo
Iremos analisar as concepções de mundo, de homem, assim como a origem epistemológica e a relação sujeito-objeto do Behaviorismo Radical.
Linha da Psicologia que tem como objeto principal o estudo do comportamento. Em seu inicio, estudava os atos que podiam ser descritos de modo objetivo mediante a observação
O Behaviorismo se divide em três tendências:
1º) Behaviorismo Metodológico
2º) Behaviorismo Radical
3º) Behaviorismo Cognitivo
O Behaviorismo Metodológico prioriza os procedimentos de medida do comportamento na sua relação c/ o ambiente. Ficou conhecido como “Psicologia S-R”, onde S operacionaliza o ambiente e R o comportamento.
O Behaviorismo Radical, amplia as noções de cpto e ambiente: cpto é entendido como as relações do organismo c/ o ambiente, expresso pela tríplice contingência de reforçamento. Já o ambiente, determina e constrói as características que serão particulares a cada um. (mais p/ frente, nos aprofundaremos).
O Behaviorismo Cognitivo acredita que o mundo é um ambiente externo ao indivíduo e que desencadeia neste, pensamentos e sentimentos que irão determinar como será o seu comportamento no ambiente. Acreditam que o que media o ambiente e o comportamento dos indivíduos, é a percepção e o significado que os mesmos atribuem aos eventos ambientais. “O Cpto e afeto do indivíduo são largamente determinados pelo modo como ele estrutura o mundo, como olha para as coisas e como interpreta essas coisas”.
O BEHAVIORISMO METODOLÓGICO DE WATSON
É o fundador do Comportamentalismo/ Behaviorismo, nos E.U.A
A psicologia, para Watson, deveria ser a ciência do comportamento; um ramo experimental objetivo das ciências humanas. Por isso mesmo ele descartava todos os conceitos mentalistas, (que postulavam que as causas das coisas e das ações humanas estavam na mente, e só usava conceitos que pudessem ser operacional e