sindrome
Matéria: Biologia
Aberrações Cromossomicas
Nomes: Jheniffer Tamayosi n°23 Maria Carolina n°31
Professora: Elaine
JANDIRA, 2014.
Introdução Este trabalho tem como objetivo nos apresentar sobre as aberrações cromossômicas, da síndrome de Klinefelter. Citando as principais características, prováveis origens dessas aberrações, e as alterações cromossômicas típicas dessa aberração.
Alteracoes cromossômicas típicas
Síndrome de Down
Síndroma de Turner
Síndrome do Mórquio
Principais características da síndrome de Klinefelter
●
●
●
●
●
●
●
Proporções anormais do corpo (pernas longas, tronco curto, ombro igual ao tamanho do quadril) Seios anormais grandes (ginecomastia)
Infertilidade
Problemas sexuais
Quantidade menores que as normais de pêlos pubianos, nas axilas e na face
Testículos pequenos e firmes
Grande altura
Causas
Os humanos possuem 46 cromossomos. Os cromossomos contêm todos os genes e o
DNA, blocos de construção do corpo. Os dois cromossomos sexuais determinam se será um menino ou uma menina. As mulheres normalmente possuem dois cromossomos XX.
Os homens normalmente possuem um X e um Y.
A síndrome de Klinefelter é um de vários problemas de cromossomos sexuais. A síndrome se dá em homens que têm pelo menos um cromossomo X extra. Normalmente, isso ocorre devido a um cromossomo X extra, que é escrito como XXY.
A síndrome de Klinefelter ocorre em 1 a cada 500 1.000 meninos recémnascidos.
Mulheres que engravidam depois dos 35 anos são um pouco mais propensas a terem um menino com a síndrome do que as mulheres mais jovens.
Provaveis origens
A síndrome foi descrita pela primeira vez pelo Dr. Harry Klinefelter, e é a causa mais freqüente de hipogonadismo (baixa produção de espermatozóides) e infertilidade em