Sindrome do panico
De Saúde Coletiva
Prof. Marcelo Pedro
Suelen Crisostomo Felipe n°21
Sumario • Febre Amarela------------------------------------------pag3á3 • Leptospirose--------------------------------------------pag4á7 • Peste Bubônica---------------------------------------pag8á8 • Varíola----------------------------------------------- pag8á8 • Gonorréia--------------------------------------------pag9á9 • Bibliografia10á10
Febre Amarela
Vetor: Aeds aegypti
Doença: febre amarela
O que é?
A febre amarela é uma enfermidade infecciona e epidêmica produzida por um vírus filtrável e transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. Caracterizada por uma evolução em duas fases: - A primeira, congestiva e a Segunda, ictérica e hemorrágica, separadas por uma fase de remissão.
Conhece-se perfeitamente como se transmite essa enfermidade, desde as pesquisas da Comissão Norte-americana que atuou em Cuba, presidida por Walter Reed, as quais demonstram o seguinte:
1) A fêmea do mosquito Aedes aegypti é a que transmite a febre amarela, se previamente houver sugado o sangue de um enfermo dessa febre durante os três primeiros dias da enfermidade.
2) Depois de picar, necessita o mosquito de 12 dias até torna-se infetante. Fica depois infetante até morrer.
O vírus causador:
O vírus é introduzido juntamente com a saliva do mosquito; dissemina-se pelo corpo através do sangue e instala-se no fígado, no baço, rins, medula óssea e gânglios linfáticos.
Sintomas:
Incubação- Desde a picada do mosquito até o aparecimento dos primeiros sintomas, transcorrem cerca de 3 a 6 dias.
Invasão- É brusca com calafrio intenso, forte dor de cabeça frontal, dores de costas, febre alta e pele seca.
Primeiros períodos- Dura de 2 a 4 dias. A temperatura sobe para 40º ou 41º e mantêm-se nesse nível. O pulso é de 130 a 140. A pressão arterial sobe.
O enfermo apresenta o que é chamado de "máscara amarela", em que a face está vermelha e os olhos injetados de