Sistema heliocêntrico
No século XVI, o polonês Copérnico (1473-1543) procurou uma maneira de simplificar essa representação, e propôs o sistema heliocêntrico, isto é, o Sol passaria a ocupar a posição de centro do mundo, e a Terra seria apenas mais um dos planetas que giravam em torno do Sol. Essa idéia não era absolutamente original, considerando que j'a havia seido apresentada anteriormente por Aristarco e por Nicolau de Cusa. Mesmo no antigo Egito, por volta do século XIV a.C., Amenófis IV propôs o Sol no centro do mundo, mas nesse caso o motivo parece ter sido unicamente religioso, sem nenhum fundamento científico. Copérnico teria sido o primeiro a dar uma forma científica ao sistema heliocêntrico.
Com o Sistema Heliocêntrico o movimento aparentemente desorganizado dos planetas pode ser explicado como sendo resultado de uma simples soma vetorial de velocidades. Também nesse sistema, o movimento dos planetas era suposto circular e uniforme, como convinha (conforme os dogmas da época ) a qualquer movimento perfeito.
A ordem dos planetas em torno do Sol foi estabelecida da mesma forma como no caso geocêntrico: quanto maior o período da órbita, mais distante o planeta deveria estar do Sol. Mais tarde verificou-se que tal proposição era correta. Apenas a Lua continuava a girar em torno da Terra, o que também está correto.
Não havia nenhuma prova de que o sistema heliocêntrico fosse verdadeiro. A primeira prova irrefutável de que a Terra não era o centro de todos os movimentos celestes veio com Galileu por volta do início do século XVII, quando ele apontou uma luneta ao planeta Júpiter e pode perceber que 4 astros (mais tarde chamados de satélites galileanos de Júpiter) descreviam com certeza, órbitas em torno de Júpiter e não da Terra. Apenas argumentos não científicos podiam manter a Terra como centro do mundo. Dessa forma, o sistema geocêntrico perdeu sua credibilidade.
AS LEIS DE KEPLER
Em