Elis
Som é uma energia que se propaga em ondas. Percebemos os sons porque somos capazes de captar o movimento das ondas sonoras. Todo nosso organismo é capaz de sentir o movimento destas ondas, porém é o ouvido o órgão especializado na captação dos sons e na sua transmissão para nosso cérebro que, de acordo com o sinal enviado, é capaz de identificá-los.
Pesquisa de Campo
Entrevistado: Professor César 1- Quais as partes essenciais de seu instrumento musical? Como ela funciona? Qual a diferença entre uma nota tocada nela e a mesma nota tocada em outro instrumento? Como você os distingue? O que você utiliza para afiná-lo?
R: Cabeça, Capotraste, Trastes, Braço, Rastilho, Caixa Acústica. Corpo, Ponte, Tarraxas, Cordas e etc... Quando as cordas vibram, a vibração é transmitida para a ponte. Então a ponte transmite a vibração para o corpo. Aí corpo amplifica o som. E por ultimo som sai pela boca do violão. O material do corpo, o seu formato e a utilização de cordas dão ao violão o seu som único.
A diferença é a vibração, número de ondas sonoras produzido por tal instrumento, cada instrumento produz vibrações diferentes.
Utilizo ouvindo mesmo, pois sou professor de música e tenho anos de experiência, mas quando estou com pressa uso um afinador elétrico.
2- O que é a afinação de um instrumento musical?
R: São as notas musicais com uma altura e frequência adequadas determinadas pela física e que estejam em harmonia com o resto. Bom e no violão e na guitarra a afinação no diapasão, cada corda tem que vibrar a 440 vezes por segundo devido à tensão de cada uma ser diferente, cada uma fica com o tom diferente.
3- O que é uma escala musical? Existe mais de uma?
R: Uma escala musical é um grupo de notas musicais que derivam normalmente do som de frequência mais baixa para o de frequência mais alta.
As escalas seguirão sempre tal ordem dó, ré, mí, fá, sol, lá, sí, dó, ré... acrescentando notas alteradas ou pulando algumas dependendo do tipo de