sinalização horizontal de trânsito
DISCIPLINA: Engenharia de Tráfego
PROFESSOR: Kleber de Camargo e Castro
ENGENHARIA DE TRÁFEGO
(SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO HORIZONTAL)
Taubaté-SP
Setembro 2013
Componentes do Grupo:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ENGENHARIA DE TRÁFEGO
SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO HORIZONTAL
Taubaté-SP
Setembro/2013
1. INTRODUÇÃO
A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento.
A sinalização horizontal tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, canalizar e orientar os usuários da via.
A sinalização horizontal tem a propriedade de transmitir mensagens aos condutores e pedestres, possibilitando sua percepção e entendimento, sem desviar a atenção do leito da via.
Em face do seu forte poder de comunicação, a sinalização deve ser reconhecida e compreendida por todo usuário, independentemente de sua origem ou da frequência com que utiliza a via.
Na concepção e na implantação da sinalização de trânsito deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a sua real eficácia.
2. PRINCÍPIOS DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Na concepção e na implantação da sinalização de transito deve-se ter como principio básico às condições de percepção dos usuários da via, garantindo a sua real eficácia.
Para isso, é preciso assegurar à sinalização horizontal os princípios a seguir descritos:
Legalidade - Código de Trânsito Brasileiro – CTB e legislação complementar;
Suficiência - Permitir fácil percepção, com quantidade de sinalização compatível com a necessidade;
Padronização - Seguir padrão