Gestão Ambiental - Engenharia de Produção
INTRODUÇÃO
Com o grande crescimento do conhecimento humano, no passar dos anos, houve um grande desenvolvimento das ciências, tecnologia, além do surgimento de novos estudos e descobertas, o que gerou o aumento da população e consequentemente o aumento no consumo.
Todos estes aspectos somados trouxeram grandes mudanças na sociedade que adquiriu novas necessidades, novos hábitos, reformulou valores e estas mudanças desencadearam num consumo exagerado, desequilibrado e sem limites que vem gerando uma infinidade de problemas sociais e ambientais.
Assim, surgiu então a gestão ambiental como um dos pilares da sustentabilidade, pois, fortalece as empresas no sentido de conhecer os aspectos e impactos de suas atividades, evitando autuações e passivos, que seriam custos não previstos e indesejados, que prejudicam a imagem da empresa frente a opinião pública, além de tornar menos eficiente a produção do ponto de vista econômico.
A educação ambiental é um instrumento de melhoria da qualidade de vida, e a partir da formação de cidadãos conscientes e de sua participação no contexto da conservação ambiental global, que seriam os consumidores verdes, estes buscariam a realização de ações responsáveis e corretas, ambientalmente falando, dando assim sua contribuição ao planeta. Desta forma, com a maior conscientização dos consumidores, as empresas devem se atentar a questão ambiental visando não somente a perda de consumidores verdes, mas também conscientizando os outros consumidores para a questão.
Assim, temos que a prática do desenvolvimento sustentável não se trata somente de reduzir o impacto que a atividade provoca, mas também de como ele afetará as pessoas hoje e futuramente. Portanto se torna uma obrigação e não uma escolha. Devemos buscar métodos social e ecologicamente corretos de progresso, com o intuito de garantir uma sociedade consciente, capaz de utilizar de forma racional os recursos disponíveis.
Com o significativo aumento de