Trânsito de Santa Mônica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GLAUBER RAMOS
RUDINELE TEODORO
DIEGO ROBERTO
ALEX SANTANA
CALEBE OLIVEIRA
TRABALHO DE ENGENHARIA
DE TRANSPORTE E TRÂNSITO
VILA VELHA- ES
2014
INTRODUÇÃO:
As placas de trânsito são de extrema importância e imprescindíveis para os condutores, pois é a sinalização que informa e orienta aos motoristas qual é a melhor conduta a tomar diante das circunstâncias. É através das placas de trânsito que podemos identificar o que está certo ou errado.
Tanto no Brasil como em outros países o trânsito é cheio de regras, pois é preciso haver normas estabelecidas para que não ocorram acidentes e infrações. Entre as principais maneiras de se comunicar no trânsito as placas de sinalização são as mais comuns, cada uma delas tem uma importância e significado específico para orientar os motoristas sobre o que pode e o que não pode, e ainda fornece informações sobre as ruas ou estradas.
Neste trabalho iremos apresentar uma pesquisa realizada no bairro Santa Mônica na cidade de Vila Velha, contendo a simbologia gráfica de sinalização horizontal, vertical e semafórica, identificando também a via coletora do bairro, contendo arquivo fotográfico de pesquisa de campo, informando como se dá o fluxo de carros e a importância da sinalização neste local, contendo placas de advertência, indicação e regulamentação.
DESENVOLVIMENTO
O bairro Santa Mônica teve início na década de 70, teve origem de um conjunto habitacional, hoje o bairro possui quarenta e três vias locais e uma via coletora, cujo nome é Av. João Mendes que corta o bairro ao meio dividindo-o em dois; Santa Mônica Conjunto e Santa Mônica Popular.
O bairro Santa Mônica faz divisa com outros seis bairros: Vila Nova, Jardim Colorado, Ilha dos Bentos, Brisamar, Parque das Gaivotas, Coqueiral de Itaparica e Cocal. Com um comercio intenso e muito movimento de pedestre precisa de uma grande quantidade de