Redação Forense
1. PROPOSTA
A complexidade dos mecanismos de comunicação (sejam eles impressos ou virtuais), aliada à quantidade de informações distribuídas à comunidade interna e externa (petições, ofícios, correspondências etc.), exige que a identidade visual de uma instituição seja impactante e notável.
O uso correto da identidade visual permite eficiente reconhecimento do bem mais valioso que uma instituição pode ter: seu reconhecimento e valorização, seja no âmbito interno (acadêmicos, professores e servidores), assim como perante a comunidade externa (clientes, magistrados, promotores, advogados, conciliadores, servidores públicos etc.). O estabelecimento de um padrão de identidade visual colabora para que o estabelecimento de uma identidade institucional, bem como destaque os valores a serem transmitidos às comunidades interna e externa.
Um sistema de identidade visual é composto por elementos que personalizam uma instituição, serviço ou serviço. O presente documento revela as diretrizes que buscam estabelecer um padrão visual às produções gráficas das peças jurídicas, com a finalidade de garantir uniformidade e qualidade na elaboração de peças jurídicas.
2. TIPOLOGIA
A tipologia tem o objetivo de uniformizar as informações escritas e unificar a identidade visual, atrelando uma correspondência entre a identidade visual da instituição e seus elementos verbais. Seu uso correto garante eficiência na comunicação.
A família tipográfica adotada é a Times New Roman, por ser simples, legível e harmônica com todo o conjunto. Ela fornece clareza em baixas resoluções e possui personalidade tipográfica única.
A família tipográfica apresentada (Times New Roman) é a única que deve ser utilizada como fonte primária nas peças jurídicas produzidas.
Na elaboração do documento devem ser utilizados os seguintes parâmetros: Fonte: Times New Roman
Tamanhos:
Texto: tamanho 12;
Citação longa (mais de 3 linhas): tamanho 11;
Títulos: