Trabalho
O futebol em Portugal é gerido pela Federação Portuguesa de Futebol, órgão máximo responsável pela modalidade no país, e destaca-se pela seleção nacional e por clubes como o Sport Lisboa e Benfica, o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal.
As principais competições do país são naturalmente a Primeira Liga, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Super taça Cândido de Oliveira. Para além destes, existe também o Campeonato Nacional de Futebol Feminino, as divisões de futebol masculino abaixo da Primeira Liga e outras tantas competições nacionais entre clubes.
História
O Futebol começou a tornar-se conhecido em Portugal nas últimas décadas do século XIX, trazido por jovens britânicos residentes em Portugal que estudavam em Inglaterra, assim como por estudantes portugueses que de lá regressavam.
O primeiro sítio onde se jogou futebol em Portugal foi no Largo da Achada, na freguesia da Camacha, Ilha da Madeira, no ano de 1875. O desporto foi introduzido por Harry Hinton, jovem britânico que estudava em Londres, mas que residia na Ilha da Madeira, cujo pai tinha uma quinta naquela freguesia, onde costumavam passar os Verões. O jogo foi jogado com uma bola trazida de Inglaterra, depois de explicadas as regras. Testemunhos orais confirmam a rápida e crescente popularidade do desporto, que em breve se alastrou a toda a freguesia, e brevemente ao resto da ilha. Um pequeno monumento foi erguido para comemorar este feito no Largo da Achada.
Em Portugal Continental a primeira pessoa responsável pela sua aplicação terá sido Guilherme Pinto Basto . Foi ele que teve a iniciativa de organizar uma exposição do novo jogo, que teve lugar em Outubro de 1888, e foi também ele que organizou o primeiro jogo em Janeiro do ano seguinte. A partida teve lugar onde é hoje a Praça de Touros do Campo Pequeno, opondo a equipa de Portugal à da Inglaterra. A portuguesa venceu o jogo 2-1. Consequentemente, o futebol começou atrair a atenção da alta sociedade.
Mais