instrutor de cfc
CURSO DE INSTRUTOR DE TRANSITO
SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL
Porto Velho
2014
ESCOLA PUBLICA DE TRANSITO - EPTRAN
CURSO DE INSTRUTOR DE TRANSITO
SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL
Por: Adriano Marques/ Graciele Bianquim/ Joelson Moreira/ Leiliane Pinto/ Telma Jorge
Orientador
Edson
Porto Velho
2014
Objetivo Geral:
Verificar a sinalização vertical e horizontal ou a falta delas em algumas vias de Porto Velho, analisando a importância da utilização correta da mesma e sua eficácia na prevenção de acidentes. Objetivos específicos:
Analisar a sinalização no trecho visitado;
Identificar as dificuldades que serão encontradas pelos usuários da vias ao transitar neste trecho;
Identificar a importância da sinalização horizontal e vertical no trecho em estudo.
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade analisar a sinalização horizontal e vertical, ou a falta das mesmas, utilizadas na cidade de Porto Velho em algumas vias.
O ser humano desde sempre se preocupou em localizar-se, locomover-se e conquistar espaços, e de forma acelerada esqueceu-se de organizar e planejar, não obedecendo as normas e infringindo regras. Numa sociedade capitalista, onde é importante se ter um carro e exibi-lo como forma de status social, muito se é pensado nos prazeres de se ter um carro, mas, muito pouco na responsabilidade e no comportamento que o cidadão deve ter ao conduzir o mesmo.
Através das produções e convenções humanas atualmente temos uma grande fonte de informação, pelo Código Nacional de Trânsito (CTB), sistema de sinalização, agentes de trânsito e uma riqueza de instrumentos, equipamentos de segurança, recursos e tecnologias a serviço do homem que facilitam a locomoção, mas, falta a consciência, a educação, a cooperação de todos para que o transito flua de acordo com o Código Nacional de Trânsito (CTB).