Instrutor de CFC
Primeiros Socorros são as providencias iniciais e temporárias que devem ser tomadas até a chegada das equipes de socorro.
Essas providencias são:
1. Sinalização do local do acidente;
2. Acionamento correto dos serviços de emergência;
3. Avaliação das vitimas e utilização de técnicas simples.
Em primeiros socorros, nem sempre o que o leigo sabe, pode ou deve ser feito. Se existir serviço de socorro especializado que possa chegar ao local, o leigo NÃO ESTÁ autorizado a executar certos procedimentos na vitima. A prestação inadequada de um socorro pode agravar lesões e/ou provocar outras lesões.
Primeiro Trauma: O primeiro trauma são as lesões sofridas pela vitima em consequência do acidente em si: ferimentos, fraturas, contusões, queimaduras, etc. Os primeiros momentos no atendimento a essa vitima são de extrema importância para não agravar o quadro já existente.
Segundo Trauma:
O segundo trauma são as lesões advindas de um socorro inadequado. Um acidente de moto, ainda quando a vitima estiver com o capacete não se deve retirar, pois pode haver lesões na coluna cervical. Por isso é importante, após chamar o socorro adequado e disponível, não adotando nenhuma medida heroica a fim de não provocar outras lesões agravando ainda mais a situação.
É obrigação de todos (envolvidos ou não no acidente) prestarem socorro a vitima.
Embora um acidente não seja igual ao outro, a ordem das primeiras providencias vai ser sempre a mesma:
1. Manter a calma;
2. Garantir a segurança, sinalizando o local;
3. Solicitar o socorro;
4. Controlar a situação;
5. Verificar a situação das vitimas e realizar alguns procedimentos. É importante destacar que essas ações podem ser realizadas por varias pessoas ao mesmo tempo e que não é necessário que uma ação seja concluída para que a outra seja iniciada.
Não fazer nada por impulso. É necessário controlar a situação e agir com bom senso.