Orientação doença renal
O nutricionista é responsável pela prescrição dietética da NE.
Os principais objetivos do acompanhamento nutricional dos pacientes renais crônicos é manter um bom estado nutricional, prevenindo deficiências nutricionais; controlar edemas e desequilíbrio eletrolítico, prevenir ou retardar a arritmia cardíaca, desnutrição e outras complicações, formulando uma dieta que seja a mais adequada para o paciente renal, proporcionando uma melhor qualidade de vida, e reduzindo a taxa de morbidade e mortalidade. Atribuição da nutricionista na área renal é avaliar o estado nutricional, identificar as necessidades nutricionais individuais dos pacientes, informar sobre os cuidados nutricionais aos familiares e reavaliar periodicamente o estado e as recomendações nutricionais do paciente.
Identificação do paciente:
Paciente H.S, sexo masculino; 43 anos, admitido para o tratamento clinico no dia 13/09/1999 no instituto nefrológico de Anápolis, com diagnóstico de insuficiência renal crônica devido ao acidente (a cavalo) que ocasionou hipertensão no paciente. Acidente, onde o mesmo caiu do cavalo (e o acidente não ocasionou a hipertensão). E sim a ingestão inadequada de alimentos ricos em sódio. A IRC é uma seqüela da lesão ocasionada pelo acidente.
História da doença atual (IRC)
A insuficiência renal crônica é o resultado das lesões renais irreversíveis e progressivas, provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as suas funções. O ritmo de progressão depende da doença original e de causas agravantes, como: hipertensão, infecção urinaria, nefrite, gota e diabetes. Muitas das vezes a desnutrição renal progride pelo desconhecimento e descuido dos portadores das doenças renais.
As principais doenças que tornam o rim incapaz ou insuficiente são:
Hipertensão arterial severa
Diabetes
Infecção dos rins
Nefrites
Doenças Hereditárias
Pedras nos rins (Cálculos)
Obstruções
Como se