trabalho renal
A função do rim
O rim é o órgão responsável pela filtragem do sangue, retirando do sangue a uréia, o ácido úrico o fósforo e o hidrogênio. Além disso reabsorve albumina, sódio, potássio e cálcio.
O rim também é responsável pela produção dos seguintes hormônios:
Eritropoietina,sistema renina angiotensina, aldosterona e calcitriol..
Diagnóstico
O diagnóstico da insuficiência renal se dá através da estimação da taxa de filtração glomerular.A mesma pode ser estimada através de amostra isolada de Creatinina sérica. Porém este não é considerado um bom método para o diagnóstico. Atualmente os mais aceitos e utilizados se baseiam em fórmulas de clearance de creatinina.
Causas
A doença renal crônica (DRC) piora lentamente com o tempo. Nos primeiros estágios, pode ser assintomática. A perda de função em geral demora meses para ocorrer. Ela pode ser tão lenta que os sintomas não aparecem até que o funcionamento dos rins seja menor que um décimo do normal.
O estágio final da doença renal é chamado de falência renal crônica. Os rins já não funcionam e o paciente necessita de diálise ou de um transplante de rim.
Sintomas de Insuficiência renal crônica
Os primeiros sintomas da doença renal crônica também ocorrem com frequência em outras doenças. Esses sintomas podem ser os únicos sinais da doença renal até que a doença esteja mais avançada.
Os sintomas podem incluir:
Dores de cabeça
Perda de peso sem tentar perder peso
Perda de apetite
Náuseas
TRATAMENTO.
O tratamento para doença renal crônica pode incluir dieta, toma de medicamentos, hemodiálise e por vezes, um transplante de rim.
A hemodiálise e a dieta são as formas de tratamento mais indicadas para a doença. Quando os rins deixam de filtrar o sangue de maneira suficiente, o médico irá indicar que o paciente faça de 2 a 3 sessões de hemodiálise por semana, dependendo do avanço da doença.
Uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais, além do consumo de pouco sal e