trabalho de fisiologia - sistema renal
Trabalho de Fisiologia sobre o Sistema Renal e o Sistema Respiratório
Acadêmico: Anderson Bernardino R.A: 08009585
Respostas:
1) É constituído de Artéria renal, Veia renal, Ureter, Cápsula, Pirâmide, Pelve, Medula, Córtex e os Néfrons; O Néfron é a parte mais importante do rim.
2) Os néfrons são as estruturas funcionais do rim, onde ocorrem a filtração do sangue e a formação da urina. Cada néfron é formado por um corpúsculo renal e um túbulo. O corpúsculo consiste em uma emaranhando de capilares (glomérulo) envolvidos por uma estrutura chamada de cápsula glomerular. A partir da cápsula, sai um grande túbulo, chamado de túbulo néfrico, que pode ser dividido em túbulo proximal, alça de Henle (também chamada de segmento intermediário) e túbulo distal.
Glomérulo
É o responsável pela produção de grande quantidade de ultra filtrado do plasma sendo que somente pequena quantidade do mesmo é eliminada pela urina. Contêm células dos capilares endoteliais, células epiteliais parietais e viscerais, células mesangiais, membranas capilares basais. Todos os glomérulos são corticais.
Cápsula de Bowman
A cápsula de Bowman tem a função de armazenar o filtrado glomerular para encaminhá-lo aos túbulos contornados proximais.
Túbulo Contornado Proximal
Pode ser dividida em parte contorcida e parte reta. Suas células contem lisossomos, vacúolos endocíticos e retículo endoplasmático bem desenvolvido, além de grande quantidade de aparelhos de Golgi. É onde 65% do NaCl e da água são reabsorvidos, e onde o cálcio também tem sua reabsorção de forma passiva. Aqui também ocorre a reabsorção de cerca de 90% do bicarbonato, de toda a glicose e aminoácidos, uréia, ácido úrico, potássio e magnésio. Secreta uratos e creatinina, além de excretar drogas ligadas a proteínas tóxicas;
Alça de Henle
Em continuação ao túbulo TCP, segue AH que possui uma parte descendente e uma ascendente que