Física 3
Passo 1. Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são à base de pó.
É alarmante a quantidade de explosões e incêndios em indústrias que possuem processos com pós-combustíveis.
Pelo menos 281 eventos deste tipo ocorreram somente nos Estados Unidos entre 1980 e 2005, que resultaram em:
• 119 mortos e 718 feridos;
• sete explosões catastróficas que provocaram sérios impactos econômicos nas comunidades locais, e.
• Diversos tipos de indústrias afetadas, envolvendo vários tipos de poeiras combustíveis.
Uma comparação entre as consequências dos eventos de explosões de pós, ocorridas na Alemanha e Estados Unidos entre 1981 e 1995 está no gráfico abaixo:
No Brasil também já foram registrados diversas ocorrências, especialmente na região Sul do país, e embora não tenhamos estatísticas detalhadas, podemos afirmar que algumas ocorrências atingiram considerável magnitude.
a. Alguns casos:
Dentre as ocorrências de explosões envolvendo pós-combustíveis no Brasil, podemos citar:
1. Em janeiro de 1992, explosão da célula C-2, do silo vertical do Porto de Paranaguá, Curitiba - PR, quando faleceram dois trabalhadores e cinco ficaram feridos.
2. Em junho de 1993, explosão de um túnel de expedição de grãos da Cooperativa Agrícola Vale do Piqueri (Coopervale), em Assis Chateaubriand – PR. A explosão foi tão forte que deslocou o túnel seis metros acima do subsolo, lançando-o a mais de um metro no ar, e formou uma cratera de mais de 40 metros de diâmetro. Quatro homens morreram – que trabalhavam no escritório da balança do setor de expedição - e seis ficaram feridos. Segundo moradores da cidade, o estrondo foi ouvido a quilômetros de distância.
3. Em novembro de 2001, explosão no depósito da empresa multinacional Coinbra, responsável pelo armazenamento de grãos do Corredor de Exportação do Porto de