O que é hidrogel
Hidrogel é um material constituído de redes poliméricas tridimensionais hidrofílicas com habilidade de absorver e reter grande quantidade de água. A água e os poros no interior do hidrogel permitem a difusão seletiva de solutos através da membrana. Também, membranas contendo poli (N-isopropilacrilamida), PNIPAAm, são termo sensíveis e esta propriedade pode influenciar na difusão de solutos através da matriz.
O surgimento dos hidrogéis a base de poliacrilamida, se deu na década de 50 por uma empresa americana. Na época, a capacidade de retenção de água deionizada não ultrapassava 20 vezes a sua massa. Com a expiração da patente nos anos 70, uma empresa britânica melhorou as propriedades de retenção de água do polímero, elevando a capacidade de retenção de 20 para 40 vezes e de 40 para 400 vezes no ano de 1982. No entanto, o produto não teve êxito, como esperado, principalmente pelo preço ser elevado, o que inviabilizava a sua utilização na agricultura e também pela escassez de pesquisas para fomentar as recomendações de uso e aplicação dos hidrogéis para fins agrícolas (Wofford Jr. & Koski, 1990).
Para comprovar a eficiência dos hidrogéis como condicionadores de solo e principalmente como um produto que tem a capacidade de reter e disponibilizar água para os cultivos agrícolas, além de aumentar a capacidade de armazenamento de água do solo onde os hidrogéis são adicionados, inúmeros trabalhos foram desenvolvidos a partir dos anos 80 (Willingham Jr. et al. 1981; Wallace, 1987; Sayed et al. 1991). No Brasil, os estudos com hidrogéis ganharam destaque mais tardiamente com os trabalhos desenvolvidos por Balena, 1998 e Azevedo, 2000.
fonte:http://www.unemat.br/revistas/rcaa/docs/vol1/3_artigo_v1.pdf e