sinalização de segurança
Sinalização de
Segurança
Deverão ser adotadas cores para a segurança em estabelecimento ou locais de trabalho, a fim indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
Todavia, o uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
A utilização das cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. Sempre que necessário especialmente quando em área de transito para pessoas estranhas ao trabalho, a indicação em cor será acompanhada dos sinais convencionais ou da identificação por palavras.
Identificação das cores.
Alguns exemplos de identificação por palavras.
Significado das cores:
Vermelho devera ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio.
Identifica alguns exemplos: caixa de alarme de incêndio; hidrantes; bombas de incêndio; sirenes de alarme de incêndio; extintores e sua localização; rede de água para incêndio e entre outros.
Amarelo: em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos e também para indicar “Cuidado”. Ex. corrimões; espelho de degraus de escadas; faixas no piso da entrada de elevadores que se fecham verticalmente; meios fios, onde haja necessidade de chamar atenção e etc...
Branco: O branco será empregado em: passarelas e corredores de circulação,por meio de faixas, localização de coletores de resíduos, localização de bebedouros, zonas de segurança.
Preto: O preto será empregado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. Ex. óleo lubrificante, asfalto, óleo combustível, piche e etc...
Azul: O azul será utilizado para indicar “cuidado”, ficando o seu emprego limitado a avisos contra o uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora do serviço. Ex. empregado em barreiras e bandeirolas de advertência a serem localizados nos pontos de comando, de partida ou fontes.