Metodo bolha em Assembly x86
MÉTODO BOLHA
Belo Horizonte – Minas Gerais
2015
1 MÉTODO BOLHA
O método bolha é um algoritmo simples de ordenação, que percorre repetidamente a lista a ser ordenada, comparando cada par de itens adjacentes, e realizando uma troca, caso estejam em ordem decrescente.
Este método é considerado muito devagar, não tendo uso prático para a maioria dos problemas, sendo inferior aos outros métodos. O único caso em que o método bolha apresenta um bom desempenho é quando a ista a ser ordenada tem a maioria de seus elementos em ordem, com poucos elementos próximos de sua posição correta. Seu principal uso, portanto, é didático, pois ele também é o algoritmo de ordenação mais simples. 2 ELABORAÇÃO DO TRABALHO
Para facilitar a realização do trabalho, o grupo resolveu elaborar o algoritmo em uma linguagem de alto nível, antes de elaborar o código em assembly.
O algoritmo consiste de duas estruturas de repetição aninhadas. O loop interno é responsável por percorrer o vetor, realizando qualquer troca que for necesária. A cada repetição desse loop, um elemento a menos deverá ser analisado, já que cada repetição garante que o último elemento esteja em seu lugar correto. O loop externo é responsável por chamar o interno uma certa quantidade de vezes, igual ao tamanho do vetor, menos um. Essa quantidade garante que todos os elementos estejam em seu respectivo local, após a execução do código.
Além disso, também foram feitas duas outras sub-rotinas: uma delas para leitura, recebendo 10 números de 1 dígito para serem colocados no vetor, e a outra para impressão do vetor.
3 UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA
Ao abrir o programa, será solicitado 10 dígitos do usuário, conforme a figura 1.
Figura 1 – Rotina de leitura
Após entrar com 10 dígitos, o programa imprimirá o vetor em sua ordem original, executará a sub-rotina de ordenação, e imprimirá novamente o vetor, desta vez ordenado, como pode ser visto na figura 2:
Figura 2 –