Tipos de linguagens de programação
A linguagem "C" foi criada entre 1969 e 1973 no AT&T Bell Labs, inicialmente desenvolvido para a implementação do sistema Unix (que originalmente foi escrito em PDP-7 Assembly, por Dennis Ritchie e Kenneth Thompson). No final da década de 70 o UNIX saiu do laboratório e passou a ser disponibilizado para as Universidades, que por sinal foi um grande sucesso na época favorecendo então a popularidade da linguagem de programação C. Vale ressaltar que este foi um dos primeiros núcleos de sistema operativo que foi implementado numa linguagem sem ser o Assembly, sendo exemplos anteriores o sistema multics (escrito em PL/I) e tripos (escrito em BCPL).
Não se sabe ao certo o que deu origem ao nome "C", existem duas teorias a respeito:
A primeira teoria acredita que se deu o nome "C" à linguagem porque muitas das suas características derivaram de uma linguagem de programação anterior chamada "B" e "C" é a letra conseguinte no alfabeto. A segunda teoria se baseia no fato que "C" é a segunda letra do nome da linguagem BCPL, da qual se derivou a linguagem B. A linguagem C é uma linguagem de alto nível, genérica. Foi desenvolvida por programadorespara programadores tendo como meta características de flexibilidade e portabilidade. O C é uma linguagem que nasceu juntamente com o advento da teoria de linguagem estruturada e docomputador pessoal. Assim tornou-se rapidamente uma linguagem “popular” entre os programadores. O C foi usado para desenvolver o sistema operacional UNIX, e hoje esta sendo usada para desenvolver novas linguagens, entre elas a linguagem C++ e Java.
· O C é uma linguagem de alto nível com uma sintaxe bastante estruturada e flexível tornando sua programação bastante simplificada.
· Programas em C são compilados, gerando programas executáveis.
· O C compartilha recursos tanto de alto quanto de baixo nível, pois permite acesso e programação direta do microprocessador. Com isto, rotinas cuja dependência do tempo é crítica,