Sinalização de segurança
Índice
Introdução pág. 3
Sinalização de Segurança pág. 4
Nr – 26 pág. 6
Conclusão pág. 8
INTRODUÇÃO
A Indústria da Construção é um dos importantes setores da economia Brasileira principalmente em função de empregar um grande contingente de mão-de-obra, tanto direta como indireta. No entanto, a realidade da mão-de-obra empregada é uma característica importante do setor, onde não se encontra especialização e, sim, um trabalho artesanal, comparando com outros setores.
Suas peculiaridades, que a diferenciam dos demais setores industriais, refletem em uma estrutura complexa e dinâmica, na qual as condições de trabalho ainda são precárias.
Fatores estes que dificultam a adoção de soluções padrões para a sinalização dentro dos canteiros de obras.
Na indústria da construção civil a realidade da exclusão é tão marcante ou mais do que em outros setores. Para pessoas em geral e em especial as que enfrentam problemas de ordem comunicativa, a barreira de comunicação é um grande obstáculo para sua inclusão. Através da comunicação sensorial, reprodução dos significados da vida comum pelas formas, cores, sons, signos e texturas expressos em inúmeros elementos, é possível realizar um sistema de sinalização acessível a qualquer pessoa. Dentro deste contexto nosso trabalho apresenta aspectos que devem ser considerados na comunicação de segurança nos canteiros de obras mostrando que de formas muito simples pode-se trabalhar pela integração do trabalhador vinculando aspectos inclusivistas com algumas práticas de segurança.
São enfocados aspectos relativos a comunicação para operários fisicamente íntegros assim como operários com deficiência auditiva, de linguagem e baixa alfabetização, levando em consideração o item 18.27 da Nr 18 e a Nr 26.
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
O Canteiro de obras deve ser sinalizado com o objetivo de : *