simbólica
3.1. Como Meio de Comunicação
Como meio de comunicação, os símbolos podem apresentar-se na forma de Livros de Comunicação, Auxiliares de Comunicação, rótulos e etiquetas, auxiliares de opção.
Por exemplo, um senhor que sofreu uma doença súbita recorreu a um Livro de Comunicação para o ajudar a dizer palavras que não recordava o significado correcto. Bastava-lhe apontar para o símbolo correspondente que, por sua vez, trazia um pequeno texto explicativo para o seu receptor poder ler. Com este livro, podia comunicar sem dificuldade.
3.2. Como Fonte de Informação
Nas Instituições de Adultos (centros de dia, lares, residências), os símbolos são utilizados para indicar informações do dia-a-dia: ementas, horários, lembretes, etiquetas, planos de actividades, listas de compras, indicações de percursos. Em empresas e organizações, os símbolos podem ser igualmente úteis para comunicar informações importantes a todos os membros ou trabalhadores.
As pessoas que estiverem a vender bandeiras e panfletos devem dirigir-se às caravanas da organização às 11.00 h.
Existem várias formas de utilizar os símbolos como fonte de informação:
§ Ilustrar um texto informativo de grandes dimensões com um ou dois símbolos que ajudem a sugerir o significado da mensagem.
§ Utilizar símbolos para ilustrar todas as palavras-chave do texto, de maneira a que os leitores adivinhem o seu significado.
§ Atribuir um símbolo a cada palavra da mensagem, quando exista uma grande familiaridade com a utilização de símbolos.
3.3. Como Forma de Escrever
Cada vez mais, os utilizadores de símbolos podem “escrever”. O software de símbolos permite ditar a um tutor que escreve no computador, ou seleccionar símbolos a partir de um conjunto predeterminado numa grelha.
Esta segunda opção dispensa um tutor, no entanto, o vocabulário disponível é mais restrito. Em ambas as