memorial descritivo e projeto de canteiro de obras
Resumo
Este artigo tem como finalidade fazer um detalhamento da metodologia aplicada no planejamento e instalações provisórias de uma fábrica de obras. Definições de programa, dimensionamento e cálculos da instalação elétrica e logística, solicitação das ligações provisórias de elétrica, água e esgoto com seus respectivos projetos baseados em normas da ABNT e NR’s. O empreendimento em questão trata-se de três torres residenciais e uma equipe de 200 operários mais o setor administrativo e técnico da obra com 18 meses de execução.
Palavras-chave: Canteiro. Projeto. Instalações.
Introdução
O planejamento de um canteiro de obras “fábrica de obras” tem como objetivo atender todas as necessidades do discorrer da obra, tanto para equipe de operários, mas também para a logística de trabalho, equipamentos e transporte interno, para isso é feito um estudo juntamente com o projeto de canteiro de obras. Tal estudo é feito para evitar gastos no orçamento e também para dar inicio ao processo executivo da obra, como instalações provisórias, isto é o próprio canteiro, instalações elétricas, hidráulica e áreas de vivencia.
Todo esse estudo é baseado em normas, como a “NR-18 Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil” para atender a demanda de 200 operários, administrativo e equipe técnica. O projeto de instalações provisórias também tem como base os projetos e normas da concessionária contratada (AES Eletropaulo) assim como a demanda de vazão e esgoto também tem base nas normas da Sabesp.
Nas páginas a seguir trataremos das condicionantes do projeto arquitetônico do canteiro de obras em questão.
1. Concepção do Canteiro:
Polvora et al. (2013) resumiu os conceitos para definição do programa do canteiro de obras com base na NR 18 e na NBR 12284, bem como em recomendações para a perfeita logística de funcionamento da fábrica de obras. Baseados nestes