gerenciamento de obras
O objetivo principal de um bom gerenciamento é o de se obter o melhor desempenho e qualidade de obra, dentro do prazo determinado e custo estimado.
Planejamento é o processo de tomada de decisões interdependentes, são decisões tomadas no presente que resultam em implicações futuras.
O planejamento inclui muitas atividades e estas devem ser identificadas, isto é, contém as definições antecipadas das decisões que deverão ser tomadas durante ao processo de realização da obra, incluindo organização, direção e controle.
O cronograma físico-financeiro permite explicitar a duração das diferentes atividades através do comprimento das barras e a possível inter-relação com as atividades, possibilitando também introduzir neste o ciclo de produção.
O instrumento PERT-CPM corresponde a um ciclo de atividades identificadas no cronograma. formando as cadeias de produção.
O controle de custos e os preços fazem parte do conceito econômico, são estimativas e quantificações técnicas de despesas e receitas,
O conceito econômico nas despesas são as obrigações contratuais e nas receitas são os direitos contratuais, já o conceito financeiro engloba as entradas e saídas de dinheiro
• Custos diretos: Aqueles diretamente relacionados com os serviços a serem feitos na obra;
• Custos indiretos: Aqueles que não estão diretamente relacionados com os serviços, mas fazem parte da estrutura organizacional da empresa construtora e da administração da obra.
Fazem parte dos custos diretos a mão-de-obra produtiva, salário e encargos sociais, os materiais,
Em relação aos custos indiretos, são as despesas relativas às instalações do escritório, aluguel, condomínio, luz, telefone, etc.;
O objetivo primordial do memorial é evitar erros durante o processo de execução de uma obra,
O memorial é uma peça escrita que complementa a peça gráfica que é o projeto, pode ser elaborada em forma de texto, ou simplesmente em forma de tabela. Em forma de tabela, o memorial é