shigelose
Existem quatro espécies da Shigella: S. boydii, S. dysenteriae, S. flexneri e S. sonnei.
A contaminação por essa bactéria se dá através da má higienização, alimentos e água contaminados e sua transmissão é feita via fecal-oral. A doença associada à Shigella é a Shigelose, que causa dores estomacais e diarréia.
A convergência de eventos e oportunidades torna este um momento propício para estimar a magnitude da carga global de doenças e mortes causadas por Shigella. Várias tendências recentes ressaltam as limitações dos modernos esforços médicos e de saúde pública em controlar esta ameaça, cujas conseqüências são mais devastadores no mundo em desenvolvimento.
Desde 1970, o uso vigoroso da terapia de reidratação oral em países em desenvolvimento tem contribuído significativamente para a redução da mortalidade por desidratação diarréica (1 ± 4). Em contraste, esta intervenção oferece poucos benefícios para pacientes com disenteria causada por invasores enteropatógenos bacterianos como Shigella.
A infecção por Shigella também ocorre em países industrializados;
Nos países industrializados, Shigella é freqüentemente identificados em homens homossexuais com colite ou reto colite;
Apesar do constante desafio colocado por Shigella, há espaço para otimismo: os avanços da biotecnologia têm permitido o desenvolvimento de uma nova geração de vacinas que mostra uma grande promessa para a prevenção da doença de Shigella. Para estimar a carga de infecção por sorogrupo e sorotipo de Shigella, foram analisados estudos que encontraram os seguintes critérios:
1) microbiológicas sistemáticas: vigilância tinha sido executada há pelo menos um ano, utilizando técnicas de laboratório reconhecidas; 2) com a exceção de um estudo de coorte em comunidade da Guatemala , o espaço clínico ou uma definição de tratamento ou de uma enfermaria de um hospital, capturando assim