BIOQUIMICA
1
Prof: Douglas Bezerra
DIVISÃO CELULAR
Mitose é um processo de divisão celular pelo qual uma célula eucariótica origina duas células filhas, cada uma com número de cromossomos idêntico ao seu. A extraordinária precisão da mitose garante que cada célula-filha receba todas as informações genéticas necessárias à sua vida. No final da década de 1980 ficou claro que os mecanismos moleculares básicos da mitose são fundamentalmente os mesmos em todos os seres eucarióticos. Assim, o estudo desses mecanismos é de grande importância porque eles se referem a uma ampla variedade de seres vivos.
A Descoberta da Divisão Celular
Com base na observação microscópica de células fixadas, alguns estudiosos sugeriram que a divisão celular seria a maneira pela qual têm origem todas as células dos organismos multicelulares.
As pesquisas revelavam cada vez mais casos de células em divisão. Em 1855, o influente citologista
Rudolf Virchow expressou sua convicção de que as células sempre têm origem a partir de células preexistentes.
Como era norma na época utilizar a língua latina em textos científicos, Virchow resumiu sua idéia na frase que se tornou célebre: omnis cellula e cellula (toda célula provém de outra célula).
O desenvolvimento de microscópios mais poderosos e técnicas citológicas mais adequadas possibilitou grandes avanços nas pesquisas sobre divisão celular. Em 1873, zoólogo A. Schneider, em um amplo estudo anatômico sobre o verme platelminto Mesostoma, publicou a primeira descrição razoável das alterações que ocorrem em uma célula que se divide em duas.
Em 1882, o citologista Walther Flemming finalmente comprovou a formação de filamentos nucleares
(cromossomos) em células vivas que se dividiam, e propôs o termo mitose para designar a divisão celular.
Mitose vem do grego mitos, que significa fio, referindo-se ao aparecimento de filamentos no núcleo de células em divisão. Esses filamentos foram denominados cromossomos pelo citologista W.