sexo e temperamento
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Departamento de Antropologia Cultural
Antropologia I
Prof. Octavio A. R. Bonet
2009- 2
Terças e Quintas das 8:40 às 10:20
O objetivo da disciplina Antropologia I é oferecer ao aluno uma aproximação à produção teórica que, ao longo da história do pensamento antropológico, se configurou em diferentes vertentes de pensamento. Sem pretender desenvolver uma perspectiva histórica consideramos importante fa zer referencia aos contextos de discussão intelectual em que se desenvolviam as idéias teóricas da antropologia.
O curso será dividido em quatro grupos temáticos que giram em torno de um problema central da antropologia. O primeiro tema está centrado na discussão da antropologia com ciência e as implicações da busca de leis gerais; no segundo núcleo temático, a partir das contribuições de Malinowski, se problematiza o trabalho de campo e a subjetividade do antropólogo na produção do conhecimento antropológico. Finalmente, os núcleos temáticos três e quatro focam as contribuições da antropologia americana e inglesa respectivamente.
1. Diálogos I. A cultura, o problema das leis gerais e o método comparativo. (8 aulas)
KUPER Adam. 1988. “The idea of primitive society”. In: A. KUPER. The invention of primitive society - Transformations of an illusion. London: Routledge. (Tradução)
TYLOR, Edward. “A ciência da cultura”. In: Edward TYLOR. El concepto de Cultura – textos fundamentales. Barcelona: Anagrama.
MORGAN, Lewis. 1976. A Sociedade Primitiva. Lisboa: Editorial Presença. (Capítulos 1: Os Períodos étnicos e Cap. 3: O Ritmo do Progresso Humano).
BOAS, F. 2004. “As limitações do método comparativo da antropologia”. In: Celso CASTRO (comp.) Antropologia Cultural. Franz Boas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
BOAS, F. 2004. “Os métodos da etnologia”. In: Celso CASTRO (comp.) Antropologia Cultural. Franz Boas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
BOAS, F. 2004. “Os objetivos da