setor privado
A Responsabilidade Social tem sido um forte indicador de desempenho e reputação das grandes empresas. Diante do desafio de se manterem lucrativas e, ao mesmo tempo, bem percebidas pela opinião pública, as organizações têm dado preferência a práticas que revelem como a sua atividade produtiva é plenamente compatível com o modelo de desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. Exemplos desta opção passam pela adoção de equipamentos não poluentes, reciclagem de matéria prima, oferta de creches para mães de família, cursos de formação continuada, capacitação para o trabalho e promoção da saúde, entre tantos outros. Todas essas práticas trazem consigo o compromisso de promover a cidadania, reduzir as desigualdades socio-econômicas e manter a oferta de bens e serviços baseada no uso racional de recursos não renováveis ou, ainda, na renovação dos recursos naturais.
Setor privado, parte da economia de um país que não pertence ou não é controlada pelo Estado.
Entre outras, estão incluídas as sociedades anônimas, sociedades de responsabilidade limitada, corporações, trabalhadores autônomos e fundações.
A partir da II Guerra Mundial, muitos governos fomentaram o setor público em detrimento do setor privado.
Esse período assistiu a uma forte política de nacionalização, mas a partir da década de 1980 essa tendência se inverteu e os governos começaram a privatizar as suas empresas.
Blog do Carlos Escóssia, adicionando-se a a intenção de bem informar, com a precisão dos fatos e a análise dos mesmos feita de forma imparcial. Economista, por formação acadêmica, priorizo esse segmento, intercalando-o com divesificação de assuntos, no intuito de produzir um jornalismo que atenda a demanda dos leitores. O jornalismo sempre esteve presente - de forma ativa - na tradição familiar e poderia citar inclusive pionerismo como o exemplar Jeremias Escóssia. Mas, como o disse acima, o blog não tem maiores pretensões que não seja a de bem