Setor publico e privado - SUS
Dentre os serviços privados, devem ter preferência os serviços não lucrativos (hospitais Filantrópicos - Santas Casas), conforme determina a Constituição. Assim cada gestor deverá planejar primeiro o setor público e na sequência, complementar a rede assistencial com o setor privado não lucrativo, com os mesmos conceitos de regionalização, hierarquização e universalização.
? Regionalização: Mapeamentos de serviços, permitindo um conhecimento melhor dos problemas de cada região.
? Hierarquização: Consequência da regionalização, à medida que são colocadas prioridades na realização e prestação de serviços à comunidade (serviços de urgência e emergência). Dentro da hierarquização podemos destacar 3 níveis de atenção: O primário (centros de saúde), que deve estar qualificado para atender e resolver os principais problemas que demandam serviços de saúde; o secundário (centros de especialidades), serviços de maior complexidade tecnológica e o terciário (hospitais).
? Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas, cabendo ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
Com tudo o que foi dito, pode-se concluir que a nossa