Será que a eliminação da lei mosaica retira a restrição moral?
Jane: De forma alguma; muitas das normas de moral estabelecidas nos Dez Mandamentos foram expressas novamente nos livros inspirados das Escrituras Gregas Cristãs. (Contudo, não se expressou novamente a lei do sábado.)
Daiana: É VERDADE. Mas, e quanto ao novo pacto, que substituiu a lei mosaica ?
Jane: olha o que Hebreus 8:10 diz: “‘Pois, este é o pacto que celebrarei com a casa de Israel depois daqueles dias’, diz Jeová. ‘Porei as minhas leis na sua mente e as escreverei nos seus corações. E eu me tornarei seu Deus e eles é que se tornarão meu povo.’” Com respeito ao novo pacto, Essas leis, inscritas no coração, teriam menos probabilidade de deixar de ser amadas pelos que obedecessem a elas. Postas “na sua mente”, havia menos probabilidade de serem esquecidas.
Daiana: Quanto mais eficazes são essas leis do que as gravadas em tábuas de pedra . Além disso, o Senhor Jesus Cristo, havia mediado um pacto novo e melhor, fundado em promessas melhores e mais duradouras, e validado por um sacrifício mais precioso, seu próprio sangue derramado. Mas Jane, mas não importa quão boa uma lei seja, enquanto as inclinações para o pecado dominarem os desejos de uma pessoa, haverá violação da lei.
Jane: As inclinações pecaminosas talvez tentem se impor, mas, quando a pessoa se recusa a ceder porque se lembra dos ensinos puros de Cristo, ela mostra que o pecado não é mais o seu amo . Um outro texto que pode te ajudar a entender melhor é o de Rom. 6:15-17: “Cometeremos pecado porque não estamos debaixo de lei, mas debaixo de benignidade imerecida? Que isso nunca aconteça! Não sabeis que, se persistirdes em vos apresentar a alguém como escravos, para lhe obedecer, sois escravos dele, porque lhe obedeceis, quer do pecado, visando a morte, quer da obediência, visando a justiça? Mas, graças a Deus que éreis escravos do pecado, mas vos tornastes