os pais da sociologia
A Sociologia não é matéria de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano - desde as relações na família até a organização das grandes empresas, desde o papel da política na sociedade até o comportamento religioso -, a Sociologia interessa de modo acentuado a administradores, políticos, empresários, juristas, professores em geral, publicitários, jornalistas, planejadores, sacerdotes, mas, também, ao homem comum. A Sociologia não explica nem pretende explicar tudo o que ocorre na sociedade nem todo o comportamento humano. Muitos acontecimentos humanos escapam aos seus critérios. Ela toca, porém, em todos os domínios da existência humana em sociedade. Por esta razão, a abordagem sociológica, através dos seus conceitos, teorias e métodos podem constituir para as pessoas um excelente instrumento de compressão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações social e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais. Atualmente, ela estuda organizações humanas, instituições sociais e suas interações sociais, aplicando, mormente o método comparativo. Esta disciplina tem se concentrado particularmente em organizações complexas de sociedades industriais.
KARL HEINRICH MARX
Nasceu em Tréveris, 5 de maio de 1818 e morreu em Londres, 14 de março de 1883. Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. O pensamento de Marx influencia várias áreas.
Especialmente Filosofia, Geografia, História, Direito,Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Economia e Teologia. Outras áreas também são influenciadas por seu pensamento tais como: Biologia, Psicologia, Comunicação, Administração, Turismo, Design, Arquitetura, entre outros.
As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política - conhecidas