Os pais da sociologia
INTRODUÇÃO3
SAINT-SIMON4
A VIDA DE SAINT-SIMON4
O SAINT-SIMONISMO 5
NOVO CRISTIANISMO5
A PARÁBOLA DAS ABELHAS E VESPAS5
AUGUSTE COMTE 6
A VIDA DE AUGUSTE COMTE6
O POSITIVISMO7
ATO DOS TRÊS ESTADOS8
AS PRINCIPAIS OBRAS AUGUSTE COMTE 8
KARL MARX9
A VIDA DE KARL MARX9
MARXISMO10
MANIFESTO COMUNISTA10
A LUTA DE CLASSES11
O CAPITAL11
AS PRINCIPAIS OBRAS DE KARL MARX 11
CONCLUSÃO12
REFERENCIA13
INTRODUÇÂO
Essa pesquisa bibliográfica tem o intuito de apresentar um pouco sobre a vida e a obra de Saint-Simon, Auguste Comte e Karl Marx, que contribuíram para a formação da sociologia através de seus pensamentos filosóficos; escritos em épocas de extrema agitação politica, social e econômica.
Saint-Simon (1760-1825) * A vida de Saint-Simon
Claude Henri de Rouvroy, conde de Saint Simon, Paris (1760 - 1825). Historiador, teórico político e socialista. Pertencente a uma família aristocrática francesa, que afirma descender de Carlos Magno e é o primo do Duque de Louis Rouvroy, famoso por suas memórias, no qual ele descreveu a corte de Luís XIV.
Por tradição familiar, Saint-Simon estava destinado a ser um soldado. Durante sua brilhante carreira militar ele se juntou ao exército do rei em 1777 e participou da guerra da independência americana. Ele esteve presente na Batalha de Yorktown em 1781 e foi capturado e ferido em um encontro com a Marinha Inglesa, sendo feito prisioneiro na Jamaica. Ele retornou à França em 1783 com a assinatura do Tratado de Versalhes e está foi dispensado do exército.
Nomeado presidente da Comuna de Paris em 1792, renunciou a seu título e foi anexado à ideologia que se chama Claude Henri Bonhomme. Acusações de especulação dos recursos nacionais e sua relação com Danton, que não eram vistas com bons olhos, deu-lhe na prisão em 1793, mas foi liberado em 1794.
Com a especulação sobre a venda de bens nacionais, fundou uma empresa de transporte e se casou em agosto 1801, mas se divorciou no ano seguinte. Ele