O ato infracional como expressão da violência urbana.
No município de Araçatuba o CREAS está vinculado á Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Assistência e desenvolve os seguintes serviços:
-Serviço de Enfrentamento a Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra as Crianças e Adolescente;
-Serviço de Orientação e Apoio Especializado a Indivíduos, Pessoas com Deficiência, Idosos, Pessoas em Situação de Rua e suas Famílias;
Serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescente em Cumprimento de Medidas Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida.
A prestação de Serviço à comunidade é uma medida que, bem aplicada oportuniza ao adolescente a formação de valores e atitudes construtivas, através de sua participação solidária no trabalho das instituições. Requer o envolvimento da comunidade, da família das organizações no trabalho das instituições com o apoio da família das organizações governamentais e não governamentais.
Para sua execução é imprescindível uma estreita articulação e integração com os órgãos, entidades e instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem ações na área da infância e juventude.
A PSC impõe ao adolescente autor de ato infracional, o cumprimento obrigatório de tarefas de caráter coletivo, visando interesses e bens comuns. Trabalhar gratuitamente coloca o adolescente frente à possibilidade de adquirir valores sociais positivos, através da vivência de relações de solidariedade e entre - ajuda presentes na ética comunitária.
No acompanhamento o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de prestação de Serviço à Comunidade, o CREAS realiza atendimentos quinzenais com o adolescente e os responsáveis, realiza acompanhamento escolar quinzenalmente através de visitas e contatos telefônicos. O atendimento requer a participação efetiva da família, da comunidade e do poder público, garantindo, a promoção social do adolescente através de orientação,