Física experimental
Objetivos: Calcular o volume médio de uma esfera e os valores aceitáveis de suas dimensões.
Material Utilizado: Micrômetro, esfera metálicas
Resumo Teórico
O micrômetro é um instrumento apropriado para fazer medições rápidas de alguns centímetros e precisão de 0,01mm, como exemplo a espessura de uma folha de papel . A estrutura deste instrumento é baseada em um parafuso de rosca fina de precisão que possibilita um avanço micrométrico ao longo do seu eixo.
Especificação
Na figura são destacadas e nomeadas as principais partes de um micrômetro.As esperas são os pontos de contato com a peça de trabalho a ser medida. O estribo dá a sustentação mecânica das esperas.O tambor é utilizado para o deslocamento rápido das esperas e ainda contém a escala de décimos de milímetro.A catraca é utilizada para ajustar as esperas ‘a peça de trabalho, com o uso de pressão suave e constante.A escala linear indica a distância de abertura das esperas em valores múltiplos de 0,5mm.
Com a espera móvel encostada-se à espera fixa, obtém-se a leitura zero, situação em que a cabeça do tambor (extremidade esquerda) coincide com o zero da escala horizontal, e simultaneamente, o zero da escala do tambor coincide com o traço horizontal da escala axial. Ao girar tambor no sentido anti-horário, a espera móvel se afasta da espera fixa. Para aproximar as esperas, basta girar o tambor no sentido horário.’A cada volta completa do tambor, a espera móvel se desloca na direção axial, de uma distância chamada passo do parafuso que geralmente é de 0,5mm.
A escala circular apresenta 50 divisões, sendo cada divisão equivalente a 0,01 mm( 1 divisão = 0,5mm/50=0,01mm).
Figura 1 - - Micrômetro e seus componentes
[pic]
Procedimento:
No laboratório de física formaram-se equipes com cinco componentes, para realizar atividade de medição de uma esfera através do micrometro. Cada componente realizou duas medições. Destravando o micrometro, colocou-se a esfera