os tres pais da sociologia
Karl marx
Émile Durkheim
Max Weber KARL MARX Foi um importante pensador do século XIX, marxismo, critica ao capitalismo, livro O capital, o manifesto comunista, Engels, socialismo comunismo, análise econômica da forma de produção. Capitalista, Lênin, vida no exílio.
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda, justa e equilibrada, o economista, cientista social, revolucionário socialista, alemão Karl Heinrich Marx nasceu em 05 de maio de 1818, e morreu em 1883. Cursou Filosofia, Direito, História nas universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideais de Hegel.
Sua contribuição foi principalmente sua perspectiva da “teoria do conflito”, na qual sua a organização social e a sua mudança se baseiam nos conflitos intrínsecos á sociedade.
E não definiu a perspectiva e nem inventou a expressão. Os que usam sua perspectiva tiraram nos termos dos seus escritos. As suas noções de mudanças foram construídas a partir do trabalho de um filósofo,Hegel que desenvolveu o conceito da dialética. Esse conceito baseou-se na idéia de que tudo encerra em si mesmo, as sementes da sua própria destruição, mas que uma nova forma de organização surgiria das cinzas resultantes daquela destruição.
Algumas pessoas vêem aqui semelhanças com os mitos clássicos gregos e latinos sobre a ave da fênix , que voa demasiado próximo ao sol e arde, com os mitos da criação do povo Athapaskan, oriundo da das grandes planícies da América do norte.
Umas das principais frases, dele, foi: “os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras, que importa é modificá-lo.”
“Não é consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário o seu ser social que lhe determina a consciência.”
“O caminho está pavimentado de boas intenções". Analisando a vida e os relacionamentos de Karl Marx, e entendendo o homem que ele era, é fácil identificar a origem e compreender as idéias que ele deixou para a