Sociologia no ensino médio
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
ESPECIALIZAÇÃO EM ELABORAÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS EM ÁREAS URBANAS
SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Haney Lisbôa dos Santos
Belo Horizonte
Outubro de 2011
Introdução
A Sociologia é o ramo da ciência em que se estuda a sociedade e suas relações. O termo Sociologia aparece pela primeira vez na história em meados de 1830, por seu então fundador Auguste Comte. Nasce embalada pela laicização das ciências e pelo intuito de dar explicações racionais aos problemas da época. Como uma Ciência Social, teve como tarefa inicial elaborar respostas coerentes e criteriosas às inquietações e incertezas que delineiam o novo formato das relações sociais. A partir disso, o presente estudo visa analisar criticamente o papel da Sociologia, relacionado ao contexto histórico-educacional em que ela se insere.
O ensino da Sociologia no ensino médio é o ponto de partida. Buscar novas formas para a transformação da atual conjuntura educacional é uma preocupação constante, que os governos, os docentes e a população em geral vêm enfrentando. A proposta é conhecer as atuais possibilidades de a disciplina desenvolver no aluno desse nível de escolaridade a capacidade de refletir criticamente sobre as questões sociais que o envolve.
Tema
Sociologia no Ensino Médio: Qual a sua contribuição na formação dos alunos do Ensino Médio.
Processo histórico do surgimento da Sociologia A Sociologia surge e se desenvolve junto ao Capitalismo. Surge como uma forma de autoconsciência científica da realidade social, de aquela realidade no momento. De um ponto de vista histórico, o que proporcionou o seu nascimento foram as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que ocorreram no século XVIII, como consequência das Revoluções Francesa e Industrial. Tais transformações possibilitam o processo de firmação definitiva da