matlab
Introdução: MATrix LABoratory -é um software com linguagem direta, que realiza cálculos de engenharia, e por isso possui uma ampla biblioteca de funções matemáticas pré-definidas. Essas funções permitem que problemas de programação sejam resolvidos de maneira muito mais simples do que com outras linguagens computacionais
Histórico: A linguagem foi desenvolvida na década de 70 por Clever Moler, então presidente do departamento de Ciências da Computação da Universidade do Novo México.
Jack Little, em 1983, tem contato com a linguagem MATLAB, reconhecendo seu potencial se junta a Moler. Em 1984 fundam a Mathworks e prosseguem com o desenvolvimento do software
Layout: O MATLAB possui cinco janelas principais:
1. Command window
2. Editor
3. Command history window
4. Work sapce
5. Figure window
1. Command window
É a janela dos cálculos e da programação. Nesta janela, são inseridos os dados, que são interpretados pelo programa, e então os resultados são retornados. Caso o usuário queira, esta janela também mostra o desenvolvimento dos cálculos realizados, mostrando os valores de cada variável, após terem sido executadas as ações referentes a elas.
2. Editor
É a janela onde são criados códigos que podem ser salvos como arquivos do MATLAB. É a janela mais utilizada, uma vez que nela podem ser digitados códigos completos para só depois serem rodados na Command Window.
3. Command history window
Esta janela mostra todos os comandos inseridos na Command Window recentemente, classificados por ordem cronológica. Ao apertar a seta pra cima do teclado na Command Window, visualizamos os comandos armazenados na Command History Window.
4. Work space
O workspace mostra todas as variáveis utilizadas recentemente e seus respectivos tipos e valores. Com ele, é possível verificar se alguma variável teve seu valor modificado quando o código foi rodado, e assim encontrar eventuais erros na programação.
5. Figure window
A Figure Window é a janela