Primeiro arranha céu
Edifício Martinelli.
No começo do século passado um imigrante Italiano desembarcava no Porto do Rio de Janeiro - seu objetivo era o mesmo de tantos outros que chegavam a América: Prosperar!
Esse imigrante, chamado Giuseppe Martinelli, foi excepcionalmente bem sucedido e em pouco mais de duas décadas havia construído um respeitável patrimônio.
Desejoso por deixar um legado mais permanente de seu trabalho, além de sua importante empresa de navegação em Santos, o Comendador Martinelli decide erguer na cidade São Paulo o mais alto arranha-céu da América do Sul, o Edifício Martinelli.
O Edifício Martinelli localiza-se no triângulo formado pela Rua São Bento nº405, Av. São João nº 35 e Rua Libero Badaró nº 504, no centro de São Paulo, no Brasil. Com 105 metros de altura e 30 pavimentos, foi entre 1934 e 1947 o maior arranha-céu do país e, durante um tempo, o mais alto da América Latina.
O maior arranha-céu de São Paulo.
Mirante do Vale.
Mirante do Vale é um arranha-céu, atualmente é o 198º arranha-céu mais alto do mundo, e o maior do Brasil, com 170 metros. Edificado na cidade de São Paulo, Brasil, foi concluído em 1960 com 51 andares.
Seu antigo nome era Palácio Zarzur Kogan, mas o nome foi trocado para o atual em 1988.
O edifício não é muito conhecido pela população, por isso muitas pessoas acham que o maior prédio de São Paulo é o Edifício Itália ou o Banespa, por estar localizado em um vale, já que os outros dois estão localizados em áreas mais altas da cidade. Por esse motivo, ele não pode ser visitado, ao contrário da maioria dos outros.
O Mirante do Vale localiza-se na região do Vale do Anhangabaú, possuindo acesso através de três portarias, uma na Avenida Prestes Maia outra na Praça Pedro Lessa e mais uma naRua Brigadeiro Tobias
É possível ter uma visão aérea do Mirante do Vale, visitando o observatório da torre do Banespa ou ainda no Terraço Itália, locais de onde é evidente que mesmo mais alto parece ser mais