Servomotor
SERVOMOTORES
Jonathas Tavares Neves
28/05/2014
Sumário
Introdução
A palavra servo é utilizada quando queremos ter uma pessoa que realize todas as nossas ordens. Se procurarmos a definição da palavra, encontraremos que remete a criado, servente ou servo do dever. Assim, podemos definir que a função do servo, neste caso, é responder a um comando externo.
O servoacionamento é um conjunto formado por dois equipamentos principais: um deles é o servomotor, e outro é o servodriver (também denominado servoconversor). Alguns outros elementos, como o encoder, não serão citados neste momento. Estes elementos têm a capacidade de seguir fielmente uma referência, que pode ser de velocidade, torque ou posicionamento. Uma das grandes vantagens do servo, além das citadas anteriormente, é a repetibilidade e sua precisão em se tratando de posicionamento. Em se tratando do controle de velocidade, o importante não é apenas seguir a velocidade com erro zero, mas acompanhar suas bruscas variações em questão de milésimos de segundo, devendo também suportar nesse mesmo tempo uma excursão de zero até a máxima velocidade.
Servomotor
O servomotor é um equipamento mecânico ou eletromecânico que apresenta movimentação proporcional referente a certo comando. Em vez de girar livremente, sem controle de posicionamento, assim como a maioria dos motores, é um dispositivo que utiliza uma malha fechada através de um sinal de controle para verificar a posição atual e atuar no motor para posicioná-lo.
Em comparação com os motores de corrente contínua (CC), o eixo dos servomotores possui liberdade de aproximadamente 180°, sendo muito precisos quanto ao posicionamento.
Os servomotores possuem três componentes básicos, que são:
Sistema atuador: pode ser um motor elétrico com corrente alternada (CA),