servomotores
CAJAZEIRAS
2014
José Kellson Lima Carolino
Servomotores
Trabalho apresentado no componente curricular de Maquinas Elétricas (3° Período de Automação Industrial).
CAJAZEIRAS
2014
Introdução
O estudo do emprego de servomotores vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando buscavam evolução em tudo que era feito. Nesse processo de melhoria estava diretamente relacionado o aumento de demanda Industrial, e consequente a melhoria das máquinas até então utilizadas. A melhor forma encontrada foi fazer o Retrofitting das mesmas utilizando servomotores, os quais são muito utilizados nesse sentido de melhoria, devido a sua dinâmica, controle e precisão.
Os servomotores são usados em várias aplicações quando se deseja movimentar algo de forma precisa e controlada. Sua característica mais marcante é a sua capacidade de movimentar o seu braço. Até uma posição e mantê-lo, mesmo quando sofre uma força em outra direção eles são dispositivos de malha fechada, ou seja: recebem um sinal de controle, verificam a posição atual e atuam no sistema indo para a posição desejada.
Fundamentação Teórica
O Servomotor é uma máquina síncrona composta por uma parte fixa (o estator) e outro móvel (o rotor). O estator é bobinado como no motor elétrico convencional, porém, apesar de utilizar alimentação trifásica, não pode ser ligado diretamente à rede, pois utiliza uma bobinagem especialmente confeccionada para proporcionar alta dinâmica ao sistema.
O rotor é composto por ímãs permanentes dispostos linearmente sobre o mesmo e com um gerador de sinais chamado “RESOLVER” instalado para fornecer sinais de velocidade e posição.
As principais características de um servomotor: dinâmica, controle de rotação, torque constante e precisão de posicionamento.
As características mais desejadas nos servomotores são o torque constante