Servomotores
Introdução 03
O Servomotor 04
Características de um Servomotor 05
Funcionamento de um Servomotor 05
Encoder... 06
Encoder Incremental 06
Encoder Absoluto 06
Resolver 07
Conclusão 08
Referencias Bibliográficas 09
Introdução
Neste trabalho iremos aprender um pouco mais sobre os Servomotores, que são muito empregados como recurso na otimização de máquinas e equipamentos. Os servomotores possuem uma grande variedade de recursos, e pode ser usado desde um setor de robótica simples até indústrias de grande porte. O que iremos analisar aqui, é o funcionamento de um servomotor, suas características, falar sobre os sistemas de realimentação que são os encoders (Incremental; Absoluto) e os Resolvers, entre outras coisas.
O Servomotor O Servomotor é um dispositivo eletromecânico com alta precisão de controle para posicionamento angular. É composto por uma parte fixa (estator), e outra parte móvel (rotor). É uma máquina síncrona, na qual o estator é semelhante ao de uma máquina elétrica comum. Já o rotor é composto por imãs permanentes, nos quais são posicionados alinhadamente sobre o rotor e com o controlador, ou gerador de sinais, chamado de resolver. Abaixo esta uma imagem de como é um servomotor.
Rotor –um metal de terra rara de alta função ou outro tipo de imã permanente é colocado no exterior do eixo
Eixo – Essa peça transmite a potência de saída do motor. A carga atravessa o mecanismo de transferência (como acoplamento.)
Rolamento – Permitem uma rotação suave e silenciosa. Eles também desempenham uma função importante, de suportar a carga no motor.
Enrolamento – é responsável pelo o fluxo de corrente nele mesmo, para criar campos magnéticos de rotação.
Estator– na posição do rotor, um campo magnético de rotação é criado para gerar torque de forma eficiente.
Codificador – o codificador óptico sempre verifica o número de rotações e a posição do eixo.
Características de um servomotor Os servomotores têm muitas