Servomotor
Servo motor é uma máquina, mecânica ou eletromecânica, que apresenta movimento proporcional a um comando, em vez de girar ou se mover livremente sem um controle mais efetivo de posição como a maioria dos motores; servo motores são dispositivos de malha fechada, ou seja: recebem um sinal de controle; verificam a posição atual; atuam no sistema indo para a posição desejada.
O Servo motor é um dispositivo eletromecânico possui uma parte fixa (estator) e outra móvel (rotor), como muitas outras máquinas síncronas. O estator possui bastante semelhança ao de uma máquina elétrica convencional, porém com restrições quanto à alimentação, como será verificado posteriormente. O rotor é composto por imãs permanentes, os quais são posicionados alinhadamente sobre o rotor e com o controlador, ou gerador de sinais, chamado de resolver.
Em contraste com os motores contínuos que giram indefinidamente, o eixo do servo motor possui a liberdade de apenas cerca de 180º graus mas são precisos quanto a posição.
Amplamente usados hoje em dia o servo surgiu de uma necessidade de se movimentar alguma coisa de forma precisa e controlada.
A característica mais marcante de um servo é a sua capacidade de movimentar o seu braço até uma posição e mantê-lo mesmo que este seja forçado em outra direção.
Composição
Sistema atuador - o sistema atuador é constituído por um motor elétrico, embora também possa encontrar servos com motores de corrente alternada, a maioria utiliza motores de corrente contínua. Também está presente um conjunto de engrenagens que forma uma caixa de redução com uma relação bem longa o que ajuda a amplificar o torque.
A tamanho, torque e velocidade do motor, material das engrenagens, liberdade de giro do eixo e consumo são características-chave para especificação de servo motores.
Sensor - o sensor normalmente é um potenciômetro solidário ao eixo do servo. O valor de sua resistência elétrica indica a posição angular em que se encontra o eixo. A