Serviço Social: Uma estratégia articulada do passado, grande passo no presente
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais percebemos a necessidade de entender os fatos que nos cercam, pra sabermos como agir diante de diversas questões sociais. Seja na saúde, na segurança, na educação, em qualquer lugar se vê a importância de se estudar como se dão essas questões. O comportamento visto de forma mais ampla, com visão de sociedade não de indivíduo é crucial para o curso de serviço social o estudo desses assuntos.
2 DESENVOLVIMENTO
O serviço social surge na Europa e chega no Brasil por volta dos anos 30 como forma de acalmar os ânimos dos operários.
Com a revolução industrial muitos trabalhos manuais foram substituídos por máquinas, fazendo assim a mão de obra valer cada vez menos. O capitalismo sendo implantado pela burguesia agravava mais ainda a situação. As questões Sociais ficavam cada vez mais evidentes. Questão Social “Diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do estado. Tem sua gênese no caráter coletivo da produção, contraposto à apropriação privada da própria atividade humana – O trabalho – das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos” (IAMAMOTO, Marilda Vieira 2001, p.10).
Operários trabalhando expostos a grandes jornadas de trabalho, fome, viam na maioria das vezes seus filhos sendo explorados, saúde precária, quando havia acidentes de trabalho não eram amparados, pois não haviam leis que os protegessem. Engana-se quem pensa que fora das fábricas a situação melhorava, também era uma situação degradante, as moradias eram horrendas, pessoas vindas do interior em busca de trabalho nas cidades mais desenvolvidas se viam sem saída, sem ter lugar para morar construíam barracos o mais perto possível das cidades.
Operários revoltados deram início a uma série de